Thiago Corôa
Publicado em:

qua 14 maio 2014

←Home

Instalando e Configurando o Python e Django no Windows

Instalação do Python 2.7

Para começar a desenvolver algo em Python, devemos baixar o Python(Nossa, que descoberta!), sendo a versão mais indicada o 2.7, por ser mais estável, possuir mais bibliotecas disponíveis e compatíveis e ser utilizada por mais desenvolvedores no mundo pythonico.

Vejamos como fazer esta instalação:

Escolhendo a versão a ser instalada

Seguindo os passos:

Instalar para todos os usuários O diretório padrão Python27(evitando pontuação ou caracteres distintos) Instale todo o conteúdo, nunca se sabe quando irá precisar de algo

Após feita a instalação é hora de adicionar o Python às variáveis de ambiente, o Windows não o faz sozinho, para testar, podemos digitar "python" no prompt de comando, caso esteja funcionando corretamente ele deverá mostrar a versão do python que está instalada e ativar o console interativo Python para uso, não estando adicionada a variável ao ambiente, faremos a seguinte operação:

Adicionando Variável de Ambiente

Procurar em variáveis do sistema a Variável "Path" e editar a mesma com o caminho onde foi instalado o Python, neste caso, "C:\Python27\" .

Não esquecer de adicionar um ponto e vírgula antes do caminho, pois é o que define o fim da variável anterior e início da próxima.

Editando a Variável Path

Pronto! O Python 2.7 está instalado, agora instalaremos o Pip, baixaremos do site:

"http://www.pip-installer.org/en/latest/installing.html#install-pip"

Baixar o arquivo get-pip.py na pasta “C:\Python27\Scripts”, logo após no cmd digite as seguintes linhas:

cd C:\Python27\Scripts\

python get-pip.py install

Ele efetuará a instalação do pip, para testar digite pip no prompt de comando e execute, ele aparecerá a lista de comandos disponíveis para uso do PIP incluindo o Install que é uma bela mão na roda, onde ele instala pacotes sem precisar baixar arquivos e instalar manualmente. O próximo passo será a instalação do Virtualenv, como recomendação para um ambiente de desenvolvimento saudável, instalaremos para evitar problemas com o uso de muitas bibliotecas diferentes para cada projeto, ele separa os ambientes de produção por ambientes virtuais, então é possível usar distribuições e bibliotecas diferentes em diferentes projetos mas no mesmo sistema operacional(usando a instalação limpa), o que seria impossível sem o Virtualenv. Instalaremos digitando no prompt de comando:

pip install virtualenv

Agora o passo mais difícil, instalar o Django depois do Pip instalado, digite o comando:

pip install django==1.6.5

Pode ser digitado somente o nome do aplicativo. Ex.:

pip install django

Mas é sempre interessante saber a versão do que estamos trabalhando para solução de eventuais problemas.

Muito difícil não?

Topo
comments powered by Disqus